quarta-feira, 10 de julho de 2013

Por que se usam letras para classificar pilhas?

Essa identificação indica os tamanhos de cada uma delas. No começo, as letras eram uma notação usada apenas entre os especialistas para dar uma ideia do comprimento, do diâmetro e do formato da pilha.

Com o passar do tempo, o procedimento acabou sendo aceito pelo American National Standards Institute (ANSI), a instituição que cuida de normas técnicas nos Estados Unidos, e se tornou popular para classificar as pilhas que usamos em casa. 

A primeira a surgir foi a bateria usada em lanternas pequenas. Ela foi chamada de C. Depois, quando surgiu uma pilha para lanternas maiores, ela foi batizada com a letra seguinte no alfabeto, o D.Com a diminuição do tamanho dos aparelhos, as pilhas menores foram batizadas de A. 

Ficou definido que ela mediria 17 milímetros de diâmetro e 50 de comprimento. Depois, a cada redução de tamanho, ocorreu uma repetição da letra. O modelo AA, a pilha pequena utilizada em radinhos e walkmans, tem 14,2 por 50 milímetros. Já a pilha palito, a AAA dos controles remotos, mede 10,5 por 44,5 milímetros. As informações são da Revista Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário