domingo, 28 de julho de 2013

TelexFree nasceu como empresa para vender cosméticos, aponta registro de 2010


Acusada vender pacotes de tecnologia VoIP para mascarar o crime de pirâmide financeira, a Telexfree (Ympactus Comercial) iniciou suas atividades em um ramo completamente diferente. O registro da empresa na Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), em 2010, revela que ela surgiu com o objetivo de comercializar cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal no varejo.


Procurada, a Telexfree não explicou o porquê da mudança drástica no foco comercial da empresa. A Jucees, por sua vez, informou somente que empresas podem fazer esse tipo de alteração nos seus objetivos sociais, desde que a municipalidade permita a realização das atividades sugeridas.



Nesta semana, a empresa, que nasceu com a proposta de vender cosméticos, concluiu uma nova alteração em seu contrato social: deixou de ser a Ympactus Comercial LTDA para se tornar a Ympactus Comercial S/A.


O mudança de natureza jurídica de Sociedade Limitada para Sociedade Anônima foi confirmado pela Jucees.



A mudança é vista com ressalvas pelos Ministérios Públicos que investigam a empresa. Para o Ministério Público do Estado (MPES), a manobra é uma forma de tentar pulverizar culpas por possíveis crimes cometidos.




O promotor Saint'Clair Nascimento Junior sustenta que ao se tornar uma Sociedade Anônima, dificulta-se o apontamento de responsabilidades de sócios e execução de bens.



A promotora do MP do Acre, Alessandra Marques, teme que, com a mudança, divulgadores da Telexfree sejam convidados pela direção da empresa a fazer parte do quadro societário.



“Há notícias informais de que querem transformar investidores em acionistas. Aí eles não terão o que pagar aos acionistas, já que eles se tornarão donos da empresa. É uma bomba na cabeça deles”, disse.



A promotora acrescentou que a alteração não muda nada nos processos aos quais ela responde, já que eles foram iniciados quando a firma ainda era uma empresa LTDA. Mesmo assim, para Alessandra Marques, a manobra é suspeita. “A cada dia eles se complicam mais. A verdade é essa”, comentou a promotora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário